sábado, 12 de junho de 2010

SÃO BENTO DO NORTE - RN

Nos idos de 1876, Luiz Cazuza da Silva, popularmente conhecido por Luiz Caboclo, resolveu construir a primeira casa na localidade de Caiçara, chamada por ele posteriormente de São Bento, em virtude da abundância de cobras na área e por ser esse santo considerado o protetor das pessoas picadas pelas cobras. Seis anos depois, em 1882, foi construída a segunda casa em São Bento, por iniciativa de Manoel Galvão, natural de Coroas Limpas, município de Santana do Matos.

Com a Instalação de outras moradias, surgiu a necessidade de uma capela, que foi erguida em terreno doado pelo capitão Gerônimo de Queiróz Castro e por Dona Salustina da Silva. O arruado foi se consolidando, ensejando o aparecimento de um pequeno comércio, tendo à frente o senhor Manoel Martins, considerado o primeiro negociante na localidade.

O povoado já era uma realidade em 1894, de acordo com o reconhecimento feito pelo Dr. Alberto Maranhão, então Secretário do Governo no Rio Grande do Norte.

Mas foi a invasão das dunas soterrando praticamente Caiçara Velha que São Bento experimentou um maior crescimento, com a chegada de muitas famílias vindas da comunidade vizinha.

Em 1918, o povoado ganhou uma agência de correiro e passou a se chamar São Bento do Norte. No ano de 1928, foi incluída entre as comunidades pertencentes ao município de Baixa Verde (hoje João Câmara) sendo elevada pelo Decreto Estadual nº 603 de 31 de outubro de 1938, à categoria de vila. São Bento do Norte foi crescendo gradativamente, sempre com uma economia voltada para a pesca e para o pequeno plantio.

Em 25 de novembro de 1953, através da Lei nº 923, São Bento do Norte desmembrou-se de João Câmara, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Fonte: Idema-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
COM 12 BLOGS E 988 LINKS. EQUIPE:JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERA E JOTA JÚNIOR